62 - O ÚNICO QUE NÃO FALHA!


O Trato de Amizade implica pôr toda a confiança no AMIGO, sem perder a sua autonomia própria e identidade pessoal! 

A oração que Teresa propõe é o desenvolvimento dessa AMIZADE até chegar a ser UMA SÓ COISA COM ELE!

No desenvolvimento deste processo de AMOR vamo-nos conhecendo a nós mesmos, vamos tomamdo consciência daquilo que somos. Não estamos nesta vida para repetir ninguém,  porque cada um é chamado pelo seu próprio nome, pela sua própria identidade!

Este processo de AMIZADE abre-nos a um crescente processo de liberdade interior!

e um dos frutos é precisamente a plena confiança no Amigo e a confiança em si mesmo, deixando de lado tudo aquilo que «PARECE» seguro, mas que sendo humano falha quando mais se necessita dele....ao fim de tudo só fica Deus...o ÚNICO AMIGO que não falha NUNCA!

Mas as pessoas normalmente não O têm por Amigo...vive-se ao sabor da exterioridade!

Há anos atrás um teólogo perguntava-se: «Seremos nós os últimos cristãos? e Jesus...«quando o Filho do Homem voltar...encontrará fé na terra?»

O Deus Bom, que é o Deus de Jesus Cristo tornou-se com o passar dos anos num "deus" distante, cruel....este "deus" sim... é bom que morra! Porque esse "deus" não existe...não é a identidade do Deus de Jesus Cristo!

O "deus" que uma boa parte das pessoas tem na sua vida, é precisamente a imagem que têm delas próprias e dos outros...um pai mau...é logo identificado com «deus mau».... se eu não me aceito porque não me perdoo...o meu "deus" é cruel porque não me aceita nem me perdoa....e assim por diante!

Por isso é necessário uma permanente purificação da ideia que se tem de Deus...e o trato de amizade como processo pessoal de liberdade e amor ajuda a chegar à verdade de Deus...