36 - FORMA DE VIDA DE HOMENS LIVRES!

Teresa, com a sua tendência natural para a amizade chega á descoberta de Cristo pelo seu decidido amor à verdade e à liberdade.Todo o ser humano procura a amizade, a verdade e a liberdade. Mas a descoberta DA verdade PESSOAL e a Verdade de DEUS é como uma tempestade... 

A amizade é a forma de vida de homens livres, porque AMIZADE une simpatia e respeito.

Respeitar é um reflexo vivo da liberdade e da maturidade! Ora na ORAÇÃO como TRATO DE AMIZADE existe precisamente esta simpatia e respeito mútuos entre o ser humano e Deus, entre Deus e o ser humano.

Diante do amigo não necessitamos de estar sempre a agradecer, pois estamos uns com os outros e uns para os outros. Guarda-se respeito diante da liberdade do outro. Deus respeita o amigo/a e por sua vez o amigo/a respeita a liberdade de Deus.

ORAR, por isso, sem ter a certeza de se ser escutado pelo OUTRO, é servil (Moltman) Seria apenas mendigar ou debitar palavras. Seria infantil pretender ser escutado só pela quantidade de palavras ou pelo muito pedir. Há que haver respeito pelo ritmo de Deus

O ser humano ao  respeitar a liberdade de DEUS, sabe que ELE fará sempre o que for mais conveniente...
A Amizade/ simpatia e respeito podemos aprendê-lo de Teresa.

NÃO HÁ FORMA MAIS SUBLIME E HUMANA DO QUE A AMIZADE DE DEUS! Quem a experimentou realmente, sabe que dizemos a verdade! O olhar interior adquire pureza e precisão!

35- O POVO NÃO ENTENDE ESTA PROCURA DE LIBERDADE!

Diz Miguel de Unamuno: "O Povo não entende, nem compreende como Teresa de Jesus foi para o Mosteiro à procura da Liberdade"

Diz ele também que « o povo não entende nada de mística. A mística não tem nada de popular!»...
será isto assim? 
Na verdade todos temos capacidade para uma verdadeira experiência mística. Não são as mudanças, os lugares e as situações pessoais que afectam a relação com Deus.
O QUE INTERESSA VERDADEIRAMENTE  É AUMENTAR...A NOSSA CAPACIDADE DE ENCONTRO com AQUELE que nos ama!
É neste encontro que podemos descobrir a LIBERDADE INTERIOR que irradia e se derrama para o exterior: liberdade diante das coisas, das pessoas, na escolha do bem...