69 - O AMADO E A AMADA

POSTAGEM FINAL -Cântico da Amada: Meu Amor de Ouro!


Nesta última postagem, vamos dedicá-la com uma poesia ao AMOR DA NOSSA VIDA! A Amada chegou ao centro do Amor Divino...e nesse Centro repousa na suavidade da Brisa ardente que é o ESPÍRITO de DEUS! Aqui está tudo em equilíbrio...já nada lhe falta.
Quem poderá imaginar a felicidade interior, a satisfação plena de todo o anseio humano, que aqui é satisfeito? A PAZ é de ouro...a qualidade inconfundível desta serenidade interior marca toda a diferença...DEUS é tudo para ela! Cheia de pura gratidão pelo AMIGO, canta este poema numa felicidade indizível: 

Meu Amor de OURO
Que VIVES no  íntimo do meu
proprio ser ...
es para mim ... e eu sou para TI ...
qual  jovem gazela  
ansiando o Teu
Abraço de Ternura
Que não terminará jamais ...
Ó Filho do Deus Vivo
que me enamoras 
ate morrer de amor ...
danço para ti, Sobre as
asas da Primavera
na Nossa Tenda de marfim!
O Teu Rosto trigueiro 
Onde Brilha o teu claro Olhar
Desde a Eterna Morada
Da Luz infinita
Ó meu amor ...
meu aconchego ...
ternura sem retorno!
Abraça-me 
e Não Me Soltes mais ...
Porque o vento do Norte
é frio ...
e eu anseio o calor 
Do Teu Beijo sereno
Ó Ternura de Deus
Vulcão de mel e
Fonte de Toda a ternura humana ....
ó Querido! Amor verdadeiro!
Por Causa de TI perdi Tudo
e já não desejo nada
senão só repousar
no Teu Colo sereno
Onde meigamente 
me enches do Teu doce Alento ...
Ó Amor!
que me amas
na vida e na morte
porta magnifica 
Do Amor INCRIADO!
Meu Coração descansa Nesse Infinito
Onde o Que É eterno
É repassado De VIDA
que goteja felicidade eterna
Ó Amor ... Amor ...
Que me criaste para Ti
e me abraças na Minha indigência ...
No fim de tudo
...tudo desaparece porque
é finito...só ficas Tu
Ó Amor ...
Meu querido Amor! 
MT...
   

68- O MELHOR DOS AMANTES





Teresa convida-nos a viver algo tão simples como é a Amizade com Deus, com Jesus...
Cultivá-la no silencio...na nossa interioridade...tratar com ELE todos os dias, entrando todos os dias em nós mesmos...

O  Trato desta amizade, deste enamoramento é afectuoso e cheio de carinho, de Ternura e novidade....A TERNURA é superior ao prazer da vida...quanto mais quando se trata da ternura de Deus!

«DEUS É O MELHOR DOS AMANTES» diz Agostinho de Hipona e é a pura verdade!...não teve ele a experiencia de TUDO o que o ser humano quer e pode gozar? experimentou tudo...mas tudo, ao fim de algum tempo o deixou vazio...só quando experimentou o Amor de Deus é que descobriu a FELICIDADE que dura e não diminui...a liberdade que desvenda horizontes infinitos...que não cabem na pequenez da nossa inteligencia...

Esta relação espantosa e maravilhosa com Deus é o que dá equilibrio a todas as nossas relações humanas... e a própria relação humana dá expressão a esta relação com Deus...

Quando dois enamorados olham um para o outro não dizem «coisas sem sentido»?...tudo tem sentido nesse amor... com ELE é igual...usa-se as mesmas expressões...se bem que a intensidade do afecto  - quando se chega a um cume deste amor - é intensíssimo e «devorador...».

67 - A AMADA DE DEUS...


A «alma» é como que a melhor parte do ser humano, englobando-o na sua totalidade. Quando dizemos «melhor parte» queremos dizer que é o nível de interioridade onde nós nos encontramos a nós mesmos e a Deus! É a esse nivel que podemos ter o Trato afectuoso com DEUS, O AMIGO! ...A alma, com toda a realidade pessoal e humana que a implica, é a AMADA de Deus... cheia de Beleza incontida! participa de um Amor preferencial e imenso!
Como é possivel que não acreditemos que pode existir uma relação tão espantosa como esta com o nosso Deus...onde há trocas de afecto...carinho, perguntas, sugestões...como se fosse um de nós? 

Os nossos místicos cristãos têm experiencia cabal dessa relação...como dois enamorados... Não é ELE a FONTE do AMOR? ...porque nos custa tanto entender isto? Uma delas cantava: «Só a Ti, só a Ti, meu Amor, só a Ti eu pertenço! ...Teu Coração Amante, me chama a cada instante e na Tua Morada, já não desejo nada!... Ó meu Divino Amante, teu Amor é constante, meu coração anseia amar-te noite e dia, és o meu ÚNICO AMIGO...e quero estar conTigo!»

66 - É ELE QUE VAI AO VOLANTE!

Outro fruto é a CONFIANÇA ABSOLUTA NO AMIGO! É Ele que vai ao volante! AS GRANDES INICIATIVAS de felicidade íntima são Dele!
O ser humano tem a tendencia do protagonismo, mas na vida espiritual não é assim...

Um dia, nas suas conversas familiares com Jesus ressuscitado, Teresa falou-LHE de um seu amigo e certas dificuldades que ele tinha,  ao que o Senhor lhe respondeu: "ele muito Me serve, mas grande coisa é seguir-Me desnudo de tudo, como Eu me pus na Cruz. Diz-lhe que se fíe de MIM!"


 «...que se fíe de Mim!»...

Este é o segredo...a chave fundamental da eficácia desta relação espantosa! ....

Qual é a diferença entre FIAR-SE de alguém, ou CONFIAR em alguém?

A CONFIANÇA indica um fugaz sentimento da alma nas circunstancias em particular...

FIAR-SE é um «sentimento» ABSOLUTO, independente de qualquer situação....

No plano humano, entre nós, quando nos fiamos de alguém...confiamos nela mesmo que nos desiluda ou nos atraiçoe, descansamos nela para a vida e também para a morte em circunstancias adversas...Esse amor que se fia do outro é um amor superior...está sempre de braços abertos para acolher mesmo quem o rejeita...Deus fia-se de nós!!! e deseja muito que nos fiemos DELE!

Quais são as certezas que tenho de Deus? ter a certeza do Seu Amor...é a melhor e maior FELICIDADE que a pessoa humana pode possuir....

65 - NÃO HÁ MEDO !


O encontro com o AMIGO é muitíssimo desejado! por isso um outro fruto desta relação é  o NÃO TER MEDO DE MORRER.... apareça o que aparecer...confia-se plenamente...

A pessoa ama a vida, dá graças a Deus por tudo quanto existe e sobretudo pela amizade humana...que foi moldada também por esta relação fundamental com Deus!
Na eternidade...quer queiramos quer não... DEUS será TUDO em nós, que somos seus amigos!

64 - CAEM AS MÁSCARAS!

Um dos frutos desta relação é que nos caem todas as máscaras, e começamos a ser, para nós, para Deus e para os outros,   a partir da nossa verdadeira identidade interior! experimentamos a LIBERDADE INTERIOR E EXTERIOR...
Esta é uma realidade espantosa que nos traz uma das mais genuínas alegrias de DEUS!
Quando é que abrimos os olhos e o coração à verdadeira FELICIDADE? ....
LIBERDADE INTERIOR E EXTERIOR...
quem é que a vive a pleno pulmão?...

63 - O TRATO

Estamos já a terminar as nossas postagens e por isso vamos rever alguns pontos essenciais que foram ditos, para organizar as nossas «ideias» acerca deste assunto do TRATO DE AMIZADE, tal como a define Teresa:
«A meu ver, oração não é outra coisa senão tratar intimamente com Aquele que sabemos que nos ama e estar muitas vezes conversando, a sós, com ELE!» Que quer dizer «trato»?

O Verbo TRATAR na lingua materna de Teresa tem, (no Dicionário da Real Academia Espanhola), pelo menos 10 significados e suas derivações correspondentes. Dos 10 em que dois não nos interessam aqui, como sejam o significado comercial e também o significado moral do mal entendimento com alguma pessoa moralmente censurável, etc, temos 8 significados úteis para compreendermos melhor a amplidão que se inclui na definição teresiana de "oração" de "relação com Deus".  Fazendo a aplicação desses significados para o tema da oração, então Tratar de Amizade implica:

  1. Falar com o Outro. Quando duas pessoas não se falam, dizemos que não se tratam; 
  2. Comunicar-se com o Outro onde não é apenas troca de palavras, mas abertura e confiança; 
  3. Ocupar-se com ELE
  4. Consultá-L'O, pedir conselho
  5. ter relação amorosa, o que implica maior intimidade, muita intimidade como quando dois estão no noivado ou no casamento; Aqui os afectos são o centro da relação....
  6. conversar frequentemente com ELE
  7. tratar-se frequentemente por meio de conversas
Uma verdadeira história de AMOR a dois!
Necessário é procurar a intimidade na soledade! estar a sós...verter os afectos no AMIGO...