58 - O MUNDO MODERNO É LIVRE?


«Olhai - insiste Teresa - que importa muito que entendais esta verdade: Que o Senhor está dentro de nós e que ali estamos com ELE!»

A vida é como uma ponte de corda...com os variados ventos ela oscila...e dá-nos vertigem...ou então como uma dança que, de muito rodar ficamos «sem norte»...
A vertigem da vida que redopia sem cessar em busca da felicidade efémera, é tão grande, que os nossos olhos interiores amortecem para o essencial da verdadeira felicidade íntima que cada um de nós possui latente em si mesmo.
"Recolher-se" é uma necessidade imperiosa no mundo actual E Teresa nos oferece uma oportunidade significativa, e contudo o mundo nos dispersa, nos exterioriza, nos debilita na nossa própria ausencia de nós mesmos. O que deveria ser uma oportunidade de crescimento, com o desiquilibrio no seu âmago...oprime a liberdade interior que é a porta da Felicidade profunda.

Podemos dizer que o homem moderno tem grandes oportunidades para a ausencia, a distracção, a fuga ao essencial. Aborrece-o prestar atenção e manter-se em vigilante alerta na obscuridade de quem olha a Deus na obscuridade da fé e na interioridade de nós mesmos.

Metermo-nos dentro da nossa interioridade! repara que isto é algo tão simples e tão perto de cada um de nós ... mas é um problema agudo para o mundo moderno que se diz «livre»! É o mundo com as suas escravidões ...