62 - O ÚNICO QUE NÃO FALHA!


O Trato de Amizade implica pôr toda a confiança no AMIGO, sem perder a sua autonomia própria e identidade pessoal! 

A oração que Teresa propõe é o desenvolvimento dessa AMIZADE até chegar a ser UMA SÓ COISA COM ELE!

No desenvolvimento deste processo de AMOR vamo-nos conhecendo a nós mesmos, vamos tomamdo consciência daquilo que somos. Não estamos nesta vida para repetir ninguém,  porque cada um é chamado pelo seu próprio nome, pela sua própria identidade!

Este processo de AMIZADE abre-nos a um crescente processo de liberdade interior!

e um dos frutos é precisamente a plena confiança no Amigo e a confiança em si mesmo, deixando de lado tudo aquilo que «PARECE» seguro, mas que sendo humano falha quando mais se necessita dele....ao fim de tudo só fica Deus...o ÚNICO AMIGO que não falha NUNCA!

Mas as pessoas normalmente não O têm por Amigo...vive-se ao sabor da exterioridade!

Há anos atrás um teólogo perguntava-se: «Seremos nós os últimos cristãos? e Jesus...«quando o Filho do Homem voltar...encontrará fé na terra?»

O Deus Bom, que é o Deus de Jesus Cristo tornou-se com o passar dos anos num "deus" distante, cruel....este "deus" sim... é bom que morra! Porque esse "deus" não existe...não é a identidade do Deus de Jesus Cristo!

O "deus" que uma boa parte das pessoas tem na sua vida, é precisamente a imagem que têm delas próprias e dos outros...um pai mau...é logo identificado com «deus mau».... se eu não me aceito porque não me perdoo...o meu "deus" é cruel porque não me aceita nem me perdoa....e assim por diante!

Por isso é necessário uma permanente purificação da ideia que se tem de Deus...e o trato de amizade como processo pessoal de liberdade e amor ajuda a chegar à verdade de Deus...

61 - RUMO AO CORAÇÃO!


Como vimos na postagem anterior, a crise nunca pode vir da parte de Deus, mas do homem que não se conhece a si próprio ... perdeu a sua identidade mais profunda.

Atraído pelo brilho da sua própria capacidade e beleza, ofusca-se e não pode ver os verdadeiros valores que o dignificam! às vezes o ser humano parece um robô, comandado pela cegueira e o sentimento!

Teresa, que no seu tempo enfrentou o mesmo problema, revelado sob outras formas, é testemunha credivel de que podemos voltar á interioridade que nos salva!

Ela fez a  experiência de DEUS! e por essa razão tem verdadeira audiência, porque o seu testemunho continua presente no mundo e quem a lê não fica indiferente! 

Não é por ser ela um clássico da língua, ou o seu estilo ser insuperável com uma narrativa cativante, mas porque Teresa é um LIVRO ABERTO PARA TODOS: - historiadores, estudiosos da espiritualidade - seja a que for -outras Religiões, psicólogos, literatos e um sem fim de especialidades ...e porquê?

- Porque a sua experiência mística é atraente e sedutora, mas o que lhe dá realmente consistência é a QUALIDADE E O CONTEÚDO DO SEU TESTEMUNHO! o realismo e penetração na alma humana. Parece ler os olhos, a boca e o coração do leitor/a

Esta profundidade vital e existencial é o que a faz TESTEMUNHA QUALIFICADA porque Teresa acredita em si própria e no ser humano... em que sentido? 

- Na possibilidade e capacidade que cada um tem para se relacionar com Deus  e ter a mesma vida d'ELE, porque cada ser humano é CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, por isso é «CAPAZ DE DEUS». Só Deus pode ser o «conteúdo» que satisfaz plenamente o coração faminto de plenitude...

Deus criou-nos com essa dimensão de só ELE nos poder encher. Só n'ELE ficaremos satisfeitos...por isso Deus está no coração...mas é preciso caminhar rumo ao coração....

60 - UMA LÁGRIMA NO MUNDO DE HOJE!




Por elevada que seja a experiência espiritual , a pessoa não é arrancada do seu terreno humano, da sua situação concreta. Uma das notas de autenticidade dessa experiência é precisamente o enraizamento na situação concreta da pessoa e o seu progresso! 

O místico é a TESTEMUNHA DA PLENITUDE dessa LUZ maravilhosa e libertadora que está por detrás da obscuridade.
Hoje em dia as formas tradicionais de exprimir a relação com Deus estão em profunda crise...tal como no tempo de Teresa...

Na verdade, por mais que se diga que Deus está em Crise, a crise é do homem que perdeu a sua profunda identidade! Deus é Deus...permanece na Sua altura máxima de novidade e Amor. Personalidade Fabulosa,  Fonte Viva da Vida, da Inteligência e do Amor...o «FAZEDOR» de toda a Criação!

O que acontece é que hoje em dia criaram-se novas "religiões", mas. religiões sem "DEUS" que parecem tornar naturalmente impossível a Relação com Deus, SUBSTITUINDO-O. Podemos dizer que é uma idolatria  que  não é criada pela religiosidade, como aconteceu na história da humanidade, mas radicada do próprio homem.

Centrado nele próprio o homem ocupa o lugar de Deus, afogando em si mesmo a sua própria carência existencial. Que terrivel é isto! Que cegueira se padece!

Hoje a fé vive num mundo secularizado que presume ser ATEU, que é bonito ser-se ateu...As grandes figuras da política, da arte, do Cinema ...para eles é algo importante apresentarem-se como «ateus» ou «agnósticos», porque de contrário não serã «aceites», «reconhecidos». 

Nesse mundo secularizado as genuinas expressões da fé e da verdadeira mística são obrigadas a calar...As realidades mais profundas do ser humano são abafadas pela sede do «estado do bem-estar» que nos põe de lado e fora  da realidade profunda da felicidade autêntica. Percebe-se cada vez mais a cultura da intranscendência! Chegou-se a um ponto de ter como bom o individualismo e o narcisismo tornou-se uma "virtude" a praticar, havendo um fechamento à interioridade onde se dá a verdadeira relação com Deus.

Fala-se já da 3ª morte de Deus ...Deus não pode morrer, mas entendamos! A 1ª...foi no Calvário...a 2ª com as duas guerras mundiais e o genocídeo...e agora a 3ª com a injustiça à escala mundial com as suas novas formas de escravidão... e surge aquela tremenda pergunta:
                                                  
                                                       ONDE ESTÁ O TEU DEUS?

59 - É ISTO A FELICIDADE?

 As pessoas não têm nem encontram tempo suficiente para pensar ou fazer silencio, para meditar e orar e no entanto é fácil caírem na presunção de acreditar que estão cada vez melhor, que progridem, quase como se o mundanismo fosse capaz de substituir o Céu que levamos dentro de nós. 
Somos como soldados em defender a própria escravidão....é isto a felicidade?

É espantoso como as pessoas vivem mesmo oprimidas  pela convicção de que o dinheiro e o poder dão essa felicidade.

Uma noticia da televisão dizia: «O país mais feliz do mundo é a Dinamarca», contudo, apesar de terem o poder de fazer tudo...o grau de infidelidade matrimonial chega aos 75% ...e a percentagem de suicídios é a mais elevada....é isto a FELICIDADE apregoada?

Por muito que queiramos esquecer a interioridade do ser humano, antes ou depois, esta acaba por se revelar, para cairmos na conta da maravilhosa riqueza que nos habita!

A chave da nossa felicidade, não apenas como medicina paleativa, mas como PROCESSO QUE ESTÁ NA NOSSA MÃO : "Ponho diante de ti a Vida e a Felicidade...!»  só depende de nós, não de Deus. Porque da parte de Deus já está tudo garantido!

O Senhor colabora, dá oportunidades de relação a Sua Palavra não volta atrás. A Sua Palavra é AGIR. Não depende nada mais do que de mim querer viver esta felicidade que nos propõe!

58 - O MUNDO MODERNO É LIVRE?


«Olhai - insiste Teresa - que importa muito que entendais esta verdade: Que o Senhor está dentro de nós e que ali estamos com ELE!»

A vida é como uma ponte de corda...com os variados ventos ela oscila...e dá-nos vertigem...ou então como uma dança que, de muito rodar ficamos «sem norte»...
A vertigem da vida que redopia sem cessar em busca da felicidade efémera, é tão grande, que os nossos olhos interiores amortecem para o essencial da verdadeira felicidade íntima que cada um de nós possui latente em si mesmo.
"Recolher-se" é uma necessidade imperiosa no mundo actual E Teresa nos oferece uma oportunidade significativa, e contudo o mundo nos dispersa, nos exterioriza, nos debilita na nossa própria ausencia de nós mesmos. O que deveria ser uma oportunidade de crescimento, com o desiquilibrio no seu âmago...oprime a liberdade interior que é a porta da Felicidade profunda.

Podemos dizer que o homem moderno tem grandes oportunidades para a ausencia, a distracção, a fuga ao essencial. Aborrece-o prestar atenção e manter-se em vigilante alerta na obscuridade de quem olha a Deus na obscuridade da fé e na interioridade de nós mesmos.

Metermo-nos dentro da nossa interioridade! repara que isto é algo tão simples e tão perto de cada um de nós ... mas é um problema agudo para o mundo moderno que se diz «livre»! É o mundo com as suas escravidões ...

57- SER AMAD@!


QUEM NÃO NECESSITA SER AMADO?
Para os que tratam a Deus COM AFETO, desde o inicio do seu projecto espiritual, a chamada «Noite passiva do sentido» passará quase inadvertidamente. É claro que este modo de se relacionar com O AMIGO que Teresa ensina - porque ela mesma o fazia -  é simplicíssimo porque lhe foi proposto e ensinado, como já foi dito, pelo mesmo Deus. Tudo o que sai da Mão de Deus tem a marca da pura simplicidade e da eficácia.

A própria Palavra de Deus carecerá de sentido «para mim» até que consiga por-me em verdadeiro contacto com O ABSOLUTO dentro de mim!. 

É o sentido fundante do coração unificado e aderido a Deus. Sentido que toca as raízes do ser...este, sim! é o verdadeiro sentido e a verdadeira eficácia de Deus.

Teresa diz-nos que o Senhor CHAMA A TODOS SEM EXCEPÇÃO a esta Amizade com ELE , a este como que «casamento» com Deus...espantados? é deste «casamento» que Teresa trata e fala com verdadeira paixão!

Não vemos quantos desvios o ser humano sofre por causa dos afectos? a necessidade de ser amado e de senti-lo, realmente, muitas vezes prega-nos partidas dolorosas! Tudo «morre»...só o Amor incondicional de Deus prevalece aconteça o que acontecer! Ele é a Fonte do nosso equilíbrio...não façamos ilusões!

Quanto mais a pessoa reconhece a sua sã dependência de Deus, mais Deus a favorece de uma forma cada vez mais total.  Os favores de Deus são de tal forma bons, maravilhosos e  preenchem o coração humano que ela exclama: 

«Ó vós que começastes a ter oração e que tendes verdadeira fé: que bens podereis procurar ainda nesta vida, que se possam comparar com o menor destes
        
Sentir-se amad@ por Deus..é a melhor coisa que nos pode acontecer nesta vida...oh! se soubessemos a FELICIDADE DE OURO que nos espera na Sua companhia!

56- CONQUISTOU A MENTE E FRACASSOU O CORAÇÃO




Este homem - Govinda , o asceta errante - que peregrinou para fora e para dentro de si mesmo,  sabia, no mais fundo de si  que, havendo CONQUISTADO A SUA MENTE, tinha fracassado em relação ao coração. 

Deu-se conta de que durante todos os anos se tinha dedicado ao desenvolvimento da sua mente, do seu pensamento, a cultivar o EGO mas que o seu coração se tinha secado como um ribeiro em Verão... 

Não nos aconteça a nós o mesmo, tornando-nos pessoas «frias» afectivamente, quase indiferentes ao afecto dos outros e ao afecto de Deus. O pensamento, a mente tem o seu próprio poder, mas não é tudo...não é DEUS -  Fonte dessa capacidade!

Teresa ao re-descobrir o coração acontece o «milagre».

Diz ela no livro da sua Vida: "Não sabia o que era rezar com satisfação até que o Senhor me mostrou este caminho!" da relação de Amizade afectuosa, de entrar dentro da alma.

Redescobriu-se para encontrar verdadeiramente Deus! O elemento afectivo é indispensável no Caminho de Teresa. O trato de Amizade com o Senhor que ela nos propõe, sem o afecto... não é trato nem amizade!

55- RE-DESCOBRIR O CORAÇÃO


 


Teresa teve a oportunidade de "re-descobrir" o Coração num momento e numa época cultural e espiritual em que predominava a reflexão, o pensamento, isto é a "cabeça" sobre o coração. 

Numa cultura predominantemente assim, ao não poder orar com a "cabeça", buscou então o "coração". 


O caminho de Teresa é, pois,  o caminho da CORDIOLIDADE,  i.e. do carinho, do afecto, da amizade e familiaridade....com o Senhor e começou a "regressar" à sua própria morada.  

Ah! - dizeis - isso são os sentimentos entre nós, mas Deus....tão longe, tão diferente.... 

ESTAIS REDONDAMENTE ENGANADOS! Jesus Cristo é revelação humana da Pessoa de Deus! Ele é um Homem, um ser humano como tu e como eu...extraordinariamente ternurento e amigo! O que acontece é que ELE só se mostra a quem quer e como quer... Temos de convencernos que nem todos somos verdadeiramente AMIGOS d'Ele! Existe em nós muita actividade do EGO que maltrata a capacidade para a experiência de Deus....

Mas a partir da experiência de Teresa resulta-nos mais fácil voltarmos a casa e aprender essa magnífica referência de assumirmos modos simples e profundos de amar e de tratar de Amizade com ELE, desde a «morada interior» que é a interioridade do coração onde  nos aguarda.

Dizia Govinda, o asceta errante: "O anseio de Infinito me cega. Acaso existe uma cova mais fructífera do que a do próprio coração?»

Esta AMIZADE COM DEUS não fica estagnada em Deus...nós próprios somos os primeiros a ser favorecidos nas relações fraternas, no amor de uns pelos outros...


54- A PRESENÇA COMPLETA AO ÚNICO AMOR


A verdadeira oração de Recolhimento, como proposta de Teresa...oração que lhe foi «ensinada» e indicada pelo próprio Senhor...é precisamente isto: chegar a possuir-se de tal forma que a própria presença seja completa ao Único Amor...

Quer queiremos quer não...na eternidade O Senhor será o Único e fundamental Amor de todos os seus amigos reunidos junto d'Ele! 

Ser casado ou solteiro...nada tira a esta centralidade de Deus na tua vida...antes a enriquece de tal maneira que  os variados estados de vida são meios privilegiados para chegar a essa centralidade...um alimenta o outro!

Por isso é tão importante que os afectos estejam em equilibrio...e nunca fazer das situações ou das pessoas o nosso único horizonte apoiando-nos neles como se fossem a nossa inabalável segurança afectiva e existencial.  

Viver assim é viver num grande engano, numa sedutora mentira que mais cedo ou mais tarde nos sairia muito caro!

Dizia Teresa: «Livremo-nos destas boas intenções que nos saem muito caras!».

Aos poucos...mergulhar na presença de Deus nesta oração de recolhimento, é grande ajuda para nos assenhorearmos da nossa própria vida, dependendo de Deus somente, naquilo que só d'Ele pode depender: a nossa felicidade...a liberdade interior...a centralidade no essencial...

53 - QUEM NÃO ENCONTRA O SEU "EU" NÃO PODERÁ SER "ELE PRÓPRIO"


 Não tenhamos receio... a resposta de Deus é maravilhosa! Procuremos, com coragem, fazer  a aprendizagem da própria pobreza.

Quando sabemos e aceitamos - na paz - que temos defeitos e incapacidades, que não podemos grande coisa na mudança de nós mesmos, então o coração é recuperado para a mudança necessária.

Vejamos:

1. Quem não encontra o seu «eu» não poderá ser «ele próprio»

2. Para alguém dar-se é necessário possuir-se.

3. Para se relacionar é preciso a auto-presença.

4. A experiência afectuosa do trato de Amizade com Deus, nasce da profundidade da ATENÇÃO PLENA
 
5. O silencio INTERIOR é o «lugar» do nascimento da palavra na relação afectuosa quer com Deus quer com os outros. Por isso, um "amigo de Deus" nestas condições, usa a palavra correctamente com os irmãos e de igual modo é usada em relação a Deus!

É indispensável esta própria aceitação. Só nela teremos capacidade para experimentar o amadurecimento psicológico, humano e espiritual...a fé amadurece admiravelmente, condição básica para a revelação de Deus.