61 - RUMO AO CORAÇÃO!


Como vimos na postagem anterior, a crise nunca pode vir da parte de Deus, mas do homem que não se conhece a si próprio ... perdeu a sua identidade mais profunda.

Atraído pelo brilho da sua própria capacidade e beleza, ofusca-se e não pode ver os verdadeiros valores que o dignificam! às vezes o ser humano parece um robô, comandado pela cegueira e o sentimento!

Teresa, que no seu tempo enfrentou o mesmo problema, revelado sob outras formas, é testemunha credivel de que podemos voltar á interioridade que nos salva!

Ela fez a  experiência de DEUS! e por essa razão tem verdadeira audiência, porque o seu testemunho continua presente no mundo e quem a lê não fica indiferente! 

Não é por ser ela um clássico da língua, ou o seu estilo ser insuperável com uma narrativa cativante, mas porque Teresa é um LIVRO ABERTO PARA TODOS: - historiadores, estudiosos da espiritualidade - seja a que for -outras Religiões, psicólogos, literatos e um sem fim de especialidades ...e porquê?

- Porque a sua experiência mística é atraente e sedutora, mas o que lhe dá realmente consistência é a QUALIDADE E O CONTEÚDO DO SEU TESTEMUNHO! o realismo e penetração na alma humana. Parece ler os olhos, a boca e o coração do leitor/a

Esta profundidade vital e existencial é o que a faz TESTEMUNHA QUALIFICADA porque Teresa acredita em si própria e no ser humano... em que sentido? 

- Na possibilidade e capacidade que cada um tem para se relacionar com Deus  e ter a mesma vida d'ELE, porque cada ser humano é CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, por isso é «CAPAZ DE DEUS». Só Deus pode ser o «conteúdo» que satisfaz plenamente o coração faminto de plenitude...

Deus criou-nos com essa dimensão de só ELE nos poder encher. Só n'ELE ficaremos satisfeitos...por isso Deus está no coração...mas é preciso caminhar rumo ao coração....