54- A PRESENÇA COMPLETA AO ÚNICO AMOR


A verdadeira oração de Recolhimento, como proposta de Teresa...oração que lhe foi «ensinada» e indicada pelo próprio Senhor...é precisamente isto: chegar a possuir-se de tal forma que a própria presença seja completa ao Único Amor...

Quer queiremos quer não...na eternidade O Senhor será o Único e fundamental Amor de todos os seus amigos reunidos junto d'Ele! 

Ser casado ou solteiro...nada tira a esta centralidade de Deus na tua vida...antes a enriquece de tal maneira que  os variados estados de vida são meios privilegiados para chegar a essa centralidade...um alimenta o outro!

Por isso é tão importante que os afectos estejam em equilibrio...e nunca fazer das situações ou das pessoas o nosso único horizonte apoiando-nos neles como se fossem a nossa inabalável segurança afectiva e existencial.  

Viver assim é viver num grande engano, numa sedutora mentira que mais cedo ou mais tarde nos sairia muito caro!

Dizia Teresa: «Livremo-nos destas boas intenções que nos saem muito caras!».

Aos poucos...mergulhar na presença de Deus nesta oração de recolhimento, é grande ajuda para nos assenhorearmos da nossa própria vida, dependendo de Deus somente, naquilo que só d'Ele pode depender: a nossa felicidade...a liberdade interior...a centralidade no essencial...