27- VELOCIDADE VERTIGINOSA..

O percurso até ao centro do coração de Deus, é um percurso que leva o seu tempo! há que passar por múltiplas situações e o caminho não é sempre plano...

OS CARRIS DESTE PERCURSO é o olhar interior que devemos procurar que seja uma expressão simples e sincera do movimento da própria mente e do próprio coração desde a situação em que cada um se encontra e sem forçá-la!
Este olhar amoroso interior faz parte intrínseca desta RELAÇÃO COM O AMIGO e é formado por duas dimensões: o Amor e a espontaneidade!


A primeira forma concreta deste olhar interior é: "apresentar necessidades" mediante as carências que cada um sofre ou as angústias do próprio coração ... «Sem cansar-se em arranjar razões, mas apresentar as próprias necessidades!" Vida 13,11e . É  Teresa que o diz, pois é que normalmente está ao alcance de cada um. 

A espontaneidade diante DELE É FUNDAMENTAL para adiantarmos nesta Amizade maravilhosa que dá sentido a tudo o que faz parte de nós...

O AMIGO prefere que não disfarcemos os nossos problemas com palavras estudadas nem com mecanismos de defesa... 

ELE  gosta da nossa verdade, humildemente reconhecida, sem o esforço de pensar nem reflectir sobre ela, mas dita assim...sem floreados, sem desculpas, sem "arranjos"...sem culpar ninguém!

Ele prefere mil vezes a nossa espontaneidade...

Ser espontâneo!. Contar simplesmente a Deus o que me dói, dizer-LHE sem preâmbulos o que me acontece...

O AMIGO vive dentro da pessoa, por isso falamos com Quem nos habita.. Este colóquio é o resultado normal do encontro interior que houve e dessa percepção cada vez mais nítida da SUA presença.

26. DIFICULDADE?


Como existem pessoas que têm dificuldade em dar forma ao seu «olhar» interior nesta relação amorosa com Deus, é bom dizer que não se trata de «visualizar» nada. 

Somente se necessita uma simples tomada de consciência, mesmo que seja difusa e geral, sem nada imaginar de concreto, de que O AMIGO está aí com toda a certeza!. 

Da mesma forma não se deve insistir na necessidade de falar interiormente, se não se sente vontade disso, pois este olhar incute silencio de ideias e pensamentos. 

Esse olhar ajuda a ultrapassar aquilo a que normalmente chamam "meditação" que é o discurso mental, essa multidão de ideias e as grandes reflexões...

Ele faz subir rapidamente para uma oração afectiva simples que nos estabiliza na simplicidade, unificando e simplificando a nossa mente e o nosso coração...