33. FAZ-TE CAPACIDADE E EU ME FAREI TORRENTE!


«Faz-te capacidade e EU ME farei torrente» ...Jesus Cristo a Catarina de Sena...!

O verdadeiro orante conhece-se verdadeiramente, se se relaciona com Deus NESSA INTERIORIDADE  VIVA. 

As suas palavras não são emprestadas ou coladas com saliva...

A sua paz é uma realidade no meio da luta e da dificuldade...

Quando a pessoa «REPARA» nesse DOM gratuito que a habita, energias profundas se despertam no fundo do seu ser e então o nosso ser abre-se aos outros!

Uma discípula de Teresa que faleceu em 2011 dizia frequentemente a Jesus Cristo, o seu único AMOR: «...eu para TI, TU para mim, os Dois para o Pai, na Unidade do Espírito Santo, na Santa Igreja»  
A nossa relação com O AMIGO, tem forçosamente de transbordar para os outros,  se é verdadeira e genuína...

Adverte Teresa: « Olhai a fraternidade que tendes com este grande Deus...conhecei-O e não O desprezeis!» (Excl. 41)

32. ... SEM QUE SE ESCANDALIZE?

Teresa encontra no AMIGO por excelência abertura à AMIZADE porque é um Deus próximo à comunicação, à relação concreta.Um Deus que não se detém nem se contém.Um Deus que não se sente inferiorizado por nós ao tratar-nos de tu-a-tu...um Deus que é amigo e é O AMIGO que vem SEMPRE ao nosso encontro. Podemos usar as nossas imagens humanas de ternura para falarmos deste Deus todo  AMOR...

Um Deus que é sempre «SIM»: - Poder, Verdade, Eternidade -  contudo, diante da Transcendência da SUA própria Divindade, Deus mesmo abre passo à AMIZADE feita ternura, serenidade, fé e esperança! É Ele Quem se adianta.

ELE é um  «Deus que se fez nosso escravo» (F. 5,17;  3 M 1,8; v.22,10), que vive no centro da pessoa «..Podemos tratar com Ele como com um Amigo!» (V. 337,4). Aí, no interior, tem lugar o ENCONTRO com o TU!

A verdadeira relação (oração) é precisamente nesse interior onde acontece as coisas mais secretas e mais íntimas da "alma". Assim a pessoa sente-se IMPLICADA na relação com Deus... com esse Deus que não se envergonha de ti... de mim...de ninguém!

QUEM PODE CONCEBER UM DEUS ASSIM sem que se escandalize?...pois bem! este é o DEUS VIVO E VERDADEIRO! É o Deus de Jesus Cristo e de Teresa...

31. A PAZ DO AMIGO...TÃO DIFERENTE DE OUTRAS!


 O AMIGO VAI-SE MANIFESTANDO pouco a pouco na nossa Vontade, de uma forma tão delicada, sob a forma de um bem-estar e atração que é quase imperceptível aos sentidos. 

O que no princípio notarás bastante é a PAZ PROFUNDA  mesmo no meio da agitação de trabalhos e preocupações...é como se a pomba da Paz pousasse de mansinho na nossa vida. Essa PAZ é especial porque é a Paz de Deus, superior a toda compreensão que possas ter sobre «paz»...

Esta de que te falo, é efeito dessa Presença de Deus «ainda» não sentida, e tem a marca da liberdade e da doçura; ampara, dá alegria e estabilidade interior...enfim! é a Paz que só Deus pode dar... 

Teresa não se cansa de repetir que " Por este modo recolhe-se o pensamento e ("a alma") entra dentro de si com o seu Deus .Ele vem  ensiná-la e dar-lhe oração de "quietude", com mais brevidade que qualquer outro modo»  de oração»   (CP 28,4)

Estamos interessados em experimentar?...temos «determinada determinação» em seguir adiante?

30. A TUA FONTE



  A  experiência magistral de Teresa, como orante e mística, doutora da Igreja nesta matéria de AMIZADE COM DEUS é uma grande oportunidade para nós!

Uma das melhores formas de nos preparar para o Dom da Sabedoria (de Deus)  e experiência da Sua Presença é o duplo exercício de:

  • Recordar com frequência a certeza de que DEUS habita realmente no teu interior, já que é a FONTE DO TEU SER...
  • Dirigir continuamente a ELE, a tua conversa secreta e íntima, e não a ti mesmo/a.
Pouco a pouco saberás com toda a certeza de que quando estás «só», afinal não estás! :):):):)  porque existe um OUTRO dentro de ti como realidade de um Companheiro VIVO!
O AMIGO usa todas as tuas circunstancias pessoais para te chegar a ELE...quer-te livre, feliz e de coração amplo...

29. É DE FOGO!


 Este modo de oração ENSINADA POR DEUS  a Teresa, é simplicíssima e por isso mesmo também eu a posso fazer!  Tudo o que é ensinado por Deus tem a Sua marca! É SAÍDA DO FOGO DO SEU AMOR INCOMPARÁVEL 

Não tenho de discorrer, não tenho de pensar em partes nem em divisões da oração. 

Para os escritores espirituais de hoje, a meditação inclui multiplicidade de actos da inteligência e da vontade: a reflexão e meditação. Na oração de Teresa, pelo contrário, a actividade intelectual simplifica-se maravilhosamente em benefício da vontade, que ocupa quase todo o tempo da oração. 

Também não posso dizer que necessito de estudos para fazê-la, ou de situações especiais... 

Não necessito de ser frade, freira ou Sacerdote...

Este jeito de se relacionar com O AMIGO é para toda classe de pessoas e suas situações...

Não necessitamos ser santos para começar a orar deste jeito! Deus  procura-nos a TODOS...ninguém fica excluído do Seu Amor incomparável!

O AMIGO É DIFERENTE DE TODOS os outros nossos amigos...