7. RELAÇÃO PESSOAL

 Hoje vamos tratar, do terceiro elemento: 
RELAÇÃO  INTERPESSOAL

Que é a relação entre as pessoas? em que se baseia?...que elementos entram para que seja duradoira e transparente? São perguntas que nos poderemos fazer para compreender que DEUS é uma PESSOA, que ama, que tem «afecto» por nós, suas criaturas. Na verdade ELE é a Fonte da nossa Personalidade. 

Repara: Esta relação...NÃO É  pensar muito...NÃO É ter belos pensamentos...NÃO É fazer reflexões...NÃO É «meditar»....Mas é trato afectivo... é ternura, é abandono nos braços de Quem me ama...existe troca de «olhares» interiores, de experiências, de afectos do coração...

A CONFIANÇA ESTÁ NA BASE DE TODA RELAÇÃO DURADOIRA.

Existe o diálogo, porque é estar centrado no OUTRO, é partilhar, contar-LHE as nossas tristezas e alegrias.... na relação com Deus não cabem os monólogos.. porque o monólogo é sinal que a pessoa não está em relação com o Outro, mas centrado em si mesmo, no seu próprio umbigo!

"Ah! - podes dizer - mas eu não O oiço... como pode haver então diálogo?"

O diálogo com Deus é troca de afectos,  e por isso mesmo é importante que antes te enamores muito de Jesus Cristo, o Homem-Deus!...
Podes ver este vídeo que te ajudará a conhecê-L'O muito melhor. É um vídeo diferente de outros... Aqui o tens: O HOMEM-DEUS - 2ª parte   .

É bom que te esforces para que O sintas como uma Pessoa Real, porque de facto o é! como O AMIGO, com Quem podes contar, conversar... Teresa de Jesus aconselha a que andemos com uma foto Dele...habituarmo-nos a olhar para ELE...Aos poucos, algo faz-se presente no nosso íntimo...o afecto e a paz interior crescem maravilhosamente.

6- FORMOSURA ETERNA!



Falámos da primeira personagem...: o Deus com Quem vamos tratar...
agora, vamos falar do SER HUMANO....formosura eterna, porque imagem da BELEZA INCRIADA...o homem e a mulher formam, na sua complementaridade, o reflexo mais completo de Deus que existe na Criação!
A visão de Teresa sobre o ser humano é grandiosa, exaltada... diz ela que cada um de nós homens e mulheres, «é um castelo todo de um diamante e mui claro cristal, onde existem muitos aposentos ou moradas..», «um paraíso» (Moradas 1,1). Teresa tem uma visão positiva do HOMEM, fala da sua grande dignidade, formosura e capacidade (1,1). Chama-lhe «PÉROLA ORIENTAL», «ÁRVORE DE VIDA» que está plantado nas mesmas águas vivas da VIDA que é DEUS (2,1).
Contudo Teresa sublinha  que a máxima grandeza do ser humano está  no facto de termos capacidade suficiente para ter AMIZADE  e DIÁLOGO com o proprio Deus...(1,6) : ABERTURA A DEUS....!  Como temos de a aproveitar ao máximo.....

O interior do Homem é o cenário das relações  com Deus...

Quando Teresa pede para colocarmos os olhos no «Centro» do castelo  que «entremos» lá dentro, está a indicar que Deus realmente mora ali...esta realidade confere-nos a mais alta dignidade e formosura!

Colocar os olhos neste Centro é orientar a vida para as verdadeiras fontes do SER....

Ela não está a imaginar que Deus está ali no centro. Ela sabe que está.... é um dado experimentado. A mensagem que ela quer deixar passar é que  NOS DISPONHAMOS A PARTICIPAR DESSA PRESENÇA QUE É REAL..

REAL ??? SIM.... REAL....! É a descoberta maravilhosa que Teresa nos quer transmitir e fazer experimentar...somos habitados pelo AMOR em PESSOA!    

5 - BELEZA ABRASADORA!

DEUS é a BELEZA abrasadora....é um Fogo que ateou de amor e beleza o ser humano! Que sabemos nós sobre a nossa FONTE?

Vamos olhar mais de perto...

 ....DEUS: Quem é este Personagem... tão desconhecido ou mal visto tantas vezes?... qual é a experiência que temos DELE?

Deus VIVE no centro do nosso íntimo, mesmo que disso não tenhamos consciência. Esta Presença é activa, criadora de vida, fonte de luz. Teresa de Jesus apresenta um Deus que se comunica e faz favores de graça...e afirma com grande alegria  «ver que é possível neste desterro, comunicar-Se um tão grande Deus» (Moradas 1,3). que é um grande AMIGO do humano!

 Deus, apesar de ser Deus, abaixa-se!!!! até ao ponto de comunicar-se, relacionar-se connosco...  DEUS é o protagonista da «humanização» do ser humano..Não disse Jesus: «Quem Me amar, meu Pai o amará e viremos a ele e faremos nele a Nossa Morada?»

Deus comunica-se... para SE REVELAR....!!! Ele manifesta-Se não porque nós sejamos bons... mas porque ELE MESMO é BOM.... sabias disto?

Quem não deseja CONHECER ... frente-a-frente a Deus, como Moisés.. que falava com Ele como se fala com um amigo?...

Se Teresa nos diz que Ele é maravilhoso pois sabe por experiência-  não contada de outros mas vivida  pessoalmente - que a levou tão longe nesta relação maravilhosa, porque não havemos de acreditar nela?

Se não damos este salto para nos fiarmos de um Deus assim teremos a agravante de não chegarmos a experimentar tão grande e forte AMIZADE....

É com este Deus próximo que vamos tratar...
Esta relação está no centro da formação correta do «ser» do HOMEM e da MULHER....e este projeto abortará se o ser humano não estiver aberto ao Deus «que faz mercês», faz «maravilhas»...  «JÁ QUE ELE É AMIGO DE QUE NÃO PONHAM MEDIDA ÀS SUAS OBRAS» (Moradas 1,4)  como diz a nossa santa.

«Que sabe o fogo acerca de saborear o AMOR? O Amor não se dedica a saborear-se. Não há água para o Seu calor. Não há fontes que o aliviem. Só entende de queimaduras abrasadoras e tudo é belo visto a partir da eternidade...»

4 - PERGUNTEMO-NOS: QUEM É ELE?




Teresa de Jesus dá-nos uma lição de interioridade...quando escreve a sua obra magistral de «O CASTELO INTERIOR». Transmite uma mensagem a quem a quiser escutar, e isto porquê?... para VIVIFICAR  a NOSSA COMUM vocação  transcendente e a nossa comum sede de DEUS...
Na sua obra, assistimos a uma revelação  progressiva e linear de Deus que preside à nossa vida.

1. DEUS- que vive, actúa e Se comunica
2. O SER HUMANO (alma) - protagonista da aventura espiritual
3. O MODO DE NOS RELACIONARMOS (ELE e eu...eu e ELE!), que Teresa chama simplesmente ORAÇÃO

As  consequências desta RELAÇÃO DE AMIZADE, é a transformação pessoal do ser humano...e a isto chama-se  «UNIÃO TRANSFORMANTE»...Por isso,  «ORAÇÃO»  para Teresa de Jesus significa a concreta relação de Deus com o ser humano, de tu-a-tu. Nada tem a ver com exercício mental. É interiorizante, como acontece a todo autêntico encontro interpessoal...Ele nos abraça, nos reabilita...
Não queremos tanto ser felizes? ... enquanto não estabelecermos esta mútua amizade entre mim e ELE, entre ELE e mim...não viveremos bem!

Perguntemo-nos:  Quem é DEUS? ....
Um dia havemos de nos encontrar com o inevitável: a nossa partida desta vida. Porque não aproveitamos os poucos anos de vida que nos restarão? porque de verdade que 80 anos nada são em comparação com uma eternidade que não tem fim, não tem limite...

3. RELAÇÃO MÚTUA!

A porta para entrar na nossa Casa, na nossa interioridade,  Teresa dá-lhe o nome de ORAÇÃO que não é outra coisa do que já dissemos:  relação mutua entre Deus e a pessoa....

Temos a experiência de «namorar»?...é um pouco parecido...! A pessoa começa a relacionar-se, a falar, a partilhar, a gostar e a páginas tantas o enamoramento acontece.

Admirados?

Deus é uma Pessoa Real,  Jesus Cristo é um Homem, podemos ter Amizade com ELE!Sim, um Homem especial pois também é Deus! Toda a alma é como uma esposa para o seu esposo que é Deus!

Não percamos a oportunidade de nos chegarmos a tão Bom Amigo e deixai-nos dizer: Ele é O AMIGO , e se é O Amigo, é ÚNICO, é irrepetível, ninguém O supera em amizade, ternura, compreensão, escuta, alegria, apoio. É necessário conhecê-L'O bem, para afirmar isto sem qualquer sombra de dúvida...

2. TEMOS UM "CASTELO" INTERIOR!



O Dono da Casa é DEUS , e  quando nos aproximamos DELE, aproximamo-nos dos Seus arcanos, dos Seus segredos, da Sua intimidade espantosa...e por consequência da Sua infinita paz e felicidade!

S.Teresa de Jesus fala deste percurso... diz ela que a alma humana  «é como um Castelo todo ele de um diamente ou mui claro cristal, onde há muitos aposentos, assim como no Céu há muitas moradas...» Moradas 1, 1

A interioridade do ser humano é o cenário das relações com Deus. É nesse Centro onde acontecem as coisas de muito segredo entre DEUS e a «alma» entre a «alma» e Deus... uma verdadeira RELAÇÃO DE AMIZADE, onde a troca de afectos é real. Teresa ensina-nos que a interioridade humana é muito vasta, diz que «as coisas da alma devem-se considerar com amplidão, largueza e grandeza, e nisto não há demasia, pois tem maior capacidade do que nós poderemos considerar, e a todas as partes dela se comunica este Sol que está no palacio...» M. 2,8

Toda a nossa vida orienta-se para o CENTRO DA ALMA. Pôr os olhos no «centro» é orientar a vida para as fontes do ser.

Quando entramos no Carmelo somos educadas para este encontro maravilhoso e impressionante com o próprio Deus, que como sabemos, não é uma ideia, uma energia ou outra coisa qualquer, mas uma presença real, amorosa, maravilhosa e pessoal... A vida humana, apesar das suas limitações e dificuldades enche-se de alegria, de luz, de sentido profundo: saber-se amada infinitamente amada!