43- O QUE NOS OPRIME VERDADEIRAMENTE!


O mundo moderno não possui a tendência para a interioridade. A calma, a quietude, o sossego e o silêncio crispam essa vida e, contudo, o mundo,  precisa do Recolhimento para sobreviver! para entrar numa paz duradoura! para encontrar o seu ponto de equilíbrio! quando dizemos «o mundo» é cada um de nós que o formamos!

O que nos oprime verdadeiramente são as actividades do EGO que falseiam e colocam máscaras na nossa vida e que, apesar de pretenderem criar uma alternativa de vida, resultam incontestavelmente insuficientes para o anseio profundo da pessoa humana que foi criada para Deus!

Krishnamurti diz que «As actividades do EU são espantosamente monótonas! o "EU" é inoportuno, enfadonho, aborrecido e impertinente. É intrinsecamente enervante, sem agudeza e além disso frívolo. Os seus desejos, opostos e em conflito, as suas esperanças e frustrações, as suas realidades e ilusões são escravizantes e vãs. A sua actividade conduz ao seu próprio cansaço! O "EU" está sempre "trepando" e caindo, ganhando e perdendo; e deste fastidioso círculo de frivolidade trata continuamente de escapar. Foge através da activvidade externa ou por meio de agradáveis ilusões: bebida, sexo, diversões...O seu poder de gerar iilusões é complexo e vasto!».