6- FORMOSURA ETERNA!



Falámos da primeira personagem...: o Deus com Quem vamos tratar...
agora, vamos falar do SER HUMANO....formosura eterna, porque imagem da BELEZA INCRIADA...o homem e a mulher formam, na sua complementaridade, o reflexo mais completo de Deus que existe na Criação!
A visão de Teresa sobre o ser humano é grandiosa, exaltada... diz ela que cada um de nós homens e mulheres, «é um castelo todo de um diamante e mui claro cristal, onde existem muitos aposentos ou moradas..», «um paraíso» (Moradas 1,1). Teresa tem uma visão positiva do HOMEM, fala da sua grande dignidade, formosura e capacidade (1,1). Chama-lhe «PÉROLA ORIENTAL», «ÁRVORE DE VIDA» que está plantado nas mesmas águas vivas da VIDA que é DEUS (2,1).
Contudo Teresa sublinha  que a máxima grandeza do ser humano está  no facto de termos capacidade suficiente para ter AMIZADE  e DIÁLOGO com o proprio Deus...(1,6) : ABERTURA A DEUS....!  Como temos de a aproveitar ao máximo.....

O interior do Homem é o cenário das relações  com Deus...

Quando Teresa pede para colocarmos os olhos no «Centro» do castelo  que «entremos» lá dentro, está a indicar que Deus realmente mora ali...esta realidade confere-nos a mais alta dignidade e formosura!

Colocar os olhos neste Centro é orientar a vida para as verdadeiras fontes do SER....

Ela não está a imaginar que Deus está ali no centro. Ela sabe que está.... é um dado experimentado. A mensagem que ela quer deixar passar é que  NOS DISPONHAMOS A PARTICIPAR DESSA PRESENÇA QUE É REAL..

REAL ??? SIM.... REAL....! É a descoberta maravilhosa que Teresa nos quer transmitir e fazer experimentar...somos habitados pelo AMOR em PESSOA!