7. RELAÇÃO PESSOAL

 Hoje vamos tratar, do terceiro elemento: 
RELAÇÃO  INTERPESSOAL

Que é a relação entre as pessoas? em que se baseia?...que elementos entram para que seja duradoira e transparente? São perguntas que nos poderemos fazer para compreender que DEUS é uma PESSOA, que ama, que tem «afecto» por nós, suas criaturas. Na verdade ELE é a Fonte da nossa Personalidade. 

Repara: Esta relação...NÃO É  pensar muito...NÃO É ter belos pensamentos...NÃO É fazer reflexões...NÃO É «meditar»....Mas é trato afectivo... é ternura, é abandono nos braços de Quem me ama...existe troca de «olhares» interiores, de experiências, de afectos do coração...

A CONFIANÇA ESTÁ NA BASE DE TODA RELAÇÃO DURADOIRA.

Existe o diálogo, porque é estar centrado no OUTRO, é partilhar, contar-LHE as nossas tristezas e alegrias.... na relação com Deus não cabem os monólogos.. porque o monólogo é sinal que a pessoa não está em relação com o Outro, mas centrado em si mesmo, no seu próprio umbigo!

"Ah! - podes dizer - mas eu não O oiço... como pode haver então diálogo?"

O diálogo com Deus é troca de afectos,  e por isso mesmo é importante que antes te enamores muito de Jesus Cristo, o Homem-Deus!...
Podes ver este vídeo que te ajudará a conhecê-L'O muito melhor. É um vídeo diferente de outros... Aqui o tens: O HOMEM-DEUS - 2ª parte   .

É bom que te esforces para que O sintas como uma Pessoa Real, porque de facto o é! como O AMIGO, com Quem podes contar, conversar... Teresa de Jesus aconselha a que andemos com uma foto Dele...habituarmo-nos a olhar para ELE...Aos poucos, algo faz-se presente no nosso íntimo...o afecto e a paz interior crescem maravilhosamente.