32. ... SEM QUE SE ESCANDALIZE?

Teresa encontra no AMIGO por excelência abertura à AMIZADE porque é um Deus próximo à comunicação, à relação concreta.Um Deus que não se detém nem se contém.Um Deus que não se sente inferiorizado por nós ao tratar-nos de tu-a-tu...um Deus que é amigo e é O AMIGO que vem SEMPRE ao nosso encontro. Podemos usar as nossas imagens humanas de ternura para falarmos deste Deus todo  AMOR...

Um Deus que é sempre «SIM»: - Poder, Verdade, Eternidade -  contudo, diante da Transcendência da SUA própria Divindade, Deus mesmo abre passo à AMIZADE feita ternura, serenidade, fé e esperança! É Ele Quem se adianta.

ELE é um  «Deus que se fez nosso escravo» (F. 5,17;  3 M 1,8; v.22,10), que vive no centro da pessoa «..Podemos tratar com Ele como com um Amigo!» (V. 337,4). Aí, no interior, tem lugar o ENCONTRO com o TU!

A verdadeira relação (oração) é precisamente nesse interior onde acontece as coisas mais secretas e mais íntimas da "alma". Assim a pessoa sente-se IMPLICADA na relação com Deus... com esse Deus que não se envergonha de ti... de mim...de ninguém!

QUEM PODE CONCEBER UM DEUS ASSIM sem que se escandalize?...pois bem! este é o DEUS VIVO E VERDADEIRO! É o Deus de Jesus Cristo e de Teresa...