15. É PRECISO QUERER!

Foi JESUS quem nos convidou a isso: «Se quereis ser meus amigos...». "SE QUEREIS..."....É preciso «QUERER»..!temos uma oportunidade maravilhosa nas propostas de Teresa..
Mas muitas vezes estamos confinados às nossas próprias escravidões, incapacitando-nos para uma opção fundamental que nos levaria à felicidade verdadeira...O ser humano fica demasiado extasiado diante da sua própria beleza e capacidade de realização! A vaidade que o oprime é impressionante!
Como é que Teresa ensinava os seus amigos a relacionarem-se pessoalmente com O AMIGO ?
Ela apresenta uma maneira muito simples e eficaz que consegue ultrapassar os  nossos modelos estudados de relação com Deus...A simplicidade é a sua característica e a eficácia o seu resultado...
Teresa apresenta-nos:
  • Um lugar novo para a tua relação com Deus: dentro de ti mesmo/a.
  • Uma nova relação: "olhar" "acolher", "deixar-se olhar", "deixar-se acolher" em Deus

...Verás que ao fim de algum tempo te encontrarás com O AMIGO...

14. LIBERDADE INTERIOR.





A  finalidade do caminho que Teresa de Jesus nos apresenta é levar-nos - com o encontro com O AMIGO - a uma grande liberdade interior. 

Esta liberdade interior reflecte-se naturalmente no exterior, através de uma grande e constante serenidade e paz, mesmo no meio de grandes tribulações...Quando se alcançou esta liberdade, as situações menos agradáveis são vividas com uma grande integridade de ânimo, assim como as alegrias. Existe um grande e forte equilíbrio na pessoa que não se deixa dominar pelas apreensões do momento.

Na verdade o AMOR INFINITO DE DEUS, não diminui, nem atraiçoa, nem nos abandona...não nos envia de volta para a nossa casa, i.e. para a solidão, os problemas. Ele, pessoalmente, ajuda a resolver as nossas complicações...porque o AMOR Infinito de Deus é assim: RECUPERA, RESTABELECE, REERGUE...Teresa tem interesse que O experimentemos na nossa vida.